quinta-feira, 24 de julho de 2008

Fazer um mestrado ou mais especializações?

Os cursos de mestrado, sejam profissionalizantes (focados no mercado profissional) ou acadêmicos (focados em docência) ainda não são vistos pelas empresas como úteis. O mercado tem uma linguagem muito própria e enxerga as coisas tidas como imediatas, úteis e que logo dão retorno. Claro que é uma visão distorcida e pode estar fundamentada na imagem equivocada de que mestrado é só para quem quer investir em pesquisa e as empresas só têm tempo para ganhar dinheiro rápido e não para pesquisas. Já no campo das especializações há uma simpatia maior do mercado para os cursos, já que são mais curtos (mestrado dura em média dois anos e especialização um) e estão mais alinhados com as práticas profissionais por atenderem mais a necessidades do mercado. De modo geral, o perfil do aluno da especialização é de alguém que trabalha e está a procura de atualização e troca de informações profissionais com os demais colegas do curso. É necessário avaliar qual a finalidade do curso a ser escolhido. Se for para dar um upgrade na atividade que já desenvolve, a especialização é em princípio mais indicada e você poderá fazer várias. Se for para dar uma guinada na carreira e quem sabe até ingressar no mundo da docência em alguma faculdade, o mestrado é mais indicado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que investir em conhecimento nunca é ruim, sempre irá favorecer ao progresso, o importante em tudo que se escolhe fazer, seja, especialização, mestrado ou doutorado, é preciso ter foco, uma boa carreira se consolida pela competência de quem faz melhor uso da qualificação que obteve. Percebo também que no Brasil as empresas ainda não desenvolveram uma políca firme para investir em mestrado e doutorado para seus funcionários, fato corriqueiro em países ricos. Acredito que seja uma questão de evolução, a pesquisa rende patentes e estas quando boas rendem milhões, então isto éuma questão de Inteligência corporativa, agregar pessoas ás empresas, dando-lhes segurança, estabilidade e usufruindo de sua condição de desenvolvimento de conhecimento. As empresas modernas, emais ricas do mundo, transformam seus funcionários em sócios,elas criam vínculos fortes com as pessoas, e isso faz uma boa diferença!!!!